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Home » Como empreender » Empreendedorismo feminino: tudo o que você precisa saber

Empreendedorismo feminino: tudo o que você precisa saber

O empreendedorismo feminino no Brasil é uma força de inovação e empoderamento, promovendo igualdade de gênero e transformações sociais. Saiba mais!

Marina Benith por Marina Benith
18 de dezembro de 2024
Tempo de leitura: 6 min.
Mulher empreendedora sorridente em café, usando notebook e telefone, representando o protagonismo feminino no empreendedorismo e trabalho remoto.

Neste artigo você vai ver

  • Empreendedorismo feminino no Brasil
  • Desafios de ser uma mulher empreendedora
  • Como superar os desafios no empreendedorismo feminino?
  • Dicas para ter sucesso como empreendedora
  • Exemplos de mulheres empreendedoras para se inspirar

Você sabe o que significa empreendedorismo feminino? Resumidamente, são negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres e, também, as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro das empresas.

Segundo a Pesquisa PME-Empreendedoras realizada pelo Serasa Experian, a independência financeira é o principal estímulo para 40% das mulheres brasileiras que desejam se aventurar no empreendedorismo.

Continue a leitura para entender melhor sobre o que é o empreendedorismo feminino, a situação atual no Brasil, a importância e os desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam!

Empreendedorismo feminino no Brasil

Segundo o Sebrae, com base em dados do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil em 2022, ou seja, são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. A pesquisa também revelou que grande parte dessas mulheres começou um negócio por necessidade.

Os números são positivos, mas as mulheres empreendedoras ainda têm desafios a enfrentar no mercado. Apesar do aumento nas contratações, a pesquisa mostra que, no cenário total de negócios comandados por mulheres, 9 a cada 10 empreendedoras continuam comandando suas empresas sozinhas.

Gráfico comparativo entre homens e mulheres no mercado de trabalho, destacando categorias como empregador, conta própria, trabalhador doméstico, setor privado, setor público, trabalho familiar não remunerado e militar, baseado em dados da PNADC (2021).

A definição “conta própria” refere-se aos donos e às donas de negócios sem empregados ou trabalhadores autônomos, incluindo as categorias do MEI.

Já “empregador” é aquela que reúne empreendedores com, pelo menos, um funcionário remunerado. É importante notar que as mulheres têm menor participação no trabalho por conta própria em relação aos homens e que apresentam um percentual de empregadoras inferior.

Apesar disso, pode ser observado que homens e mulheres têm uma distribuição semelhante de tamanho de empresa quando considerado o número de empregados.

Isso pode indicar que, quando as mulheres empreendedoras rompem as barreiras para gerar empregos, elas podem produzir um número parecido de postos de trabalho quando comparadas aos homens.

Desafios de ser uma mulher empreendedora

Como vimos na introdução, muitas empreendedoras mencionam a liberdade como a principal razão para iniciar seu próprio negócio.

Mas, na prática, muitas mulheres brasileiras tomam essa decisão por necessidade, seja para complementar sua renda ou buscar independência financeira.

Isso ocorre muitas vezes devido à responsabilidade que frequentemente recai sobre elas para cuidar do sustento de suas famílias.

Confira alguns dos desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam no dia a dia comparado com homens empreendedores:

  • Influência da maternidade: 68% das mulheres afirmam que a maternidade influencia fortemente a decisão de empreender, enquanto apenas 56% dos homens concordam com essa afirmação;
  • Sobrecarga de responsabilidades: 76% das mulheres se sentem sobrecarregadas ao tentar equilibrar os cuidados com a família e a empresa, em comparação com 55% dos homens;
  • Sacrificando o tempo pessoal: 61% das mulheres deixaram de fazer algo para si mesmas para cuidar de familiares, enquanto para os homens esse número foi de 48%;
  • Preconceito de gênero: cerca de 1/4 das mulheres empreendedoras já sofreram preconceito por serem mulheres em seus negócios, e, 42% já presenciaram outra mulher sofrendo preconceito;
  • Cuidado com a família: as mulheres gastam em média 3,1 horas por dia cuidando de familiares, enquanto os homens gastam apenas 1,6 horas;
  • Tarefas domésticas: as mulheres dedicam 2,9 horas por dia em afazeres domésticos, enquanto os homens dedicam apenas 1,5 horas, em média.

Como superar os desafios no empreendedorismo feminino?

Para superar esses desafios, é muito importante contar com programas que promovam a igualdade de gênero e ofereçam suporte específico para mulheres empreendedoras.

Um exemplo é o Programa Sebrae Delas, que consiste em incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.

A prática de estabelecer redes de apoio e criar mentorias que conectem mulheres empreendedoras com outras profissionais experientes pode gerar mais oportunidades.

E, além de parcerias, você terá profissionais com quem pode trocar experiências e conhecimento, gerando mais autoconfiança.

Você também pode gostar destes conteúdos:

👉 7 melhores livros de empreendedorismo para você ler

👉 Como empreender com pouco dinheiro: 10 dicas práticas

👉 Empreender: vale mesmo a pena?

Dicas para ter sucesso como empreendedora

Agora que já vimos os desafios do empreendedorismo feminino, aqui estão algumas dicas para você, mulher que empreende ou deseja empreender!

Faça um planejamento sólido

Defina metas claras e desenvolva um plano de ação para alcançar seus objetivos, ajustando as estratégias conforme necessário.

Um bom planejamento deve incluir um cronograma, distribuição de tarefas e indicadores de desempenho para monitorar o progresso.

Além disso, esteja sempre preparada para ajustar suas estratégias conforme forem surgindo desafios ou novas oportunidades.

Fortaleça redes de contato e apoio

Participe de eventos, feiras e grupos relacionados ao seu setor para expandir sua rede de contatos. Além disso, busque mentoras que possam compartilhar experiências e oferecer orientações valiosas para o seu negócio.

Ao contar com o direcionamento de líderes mulheres, você terá acesso a inputs específicos para superar os desafios da jornada empreendedora.

Estude o seu mercado

Conheça bem o seu público para oferecer produtos ou serviços que atendam suas necessidades e se destaquem da concorrência.

Para isso, realize pesquisas de mercado para entender os hábitos de consumo, preferências e problemas enfrentados pelos clientes.

Essa análise permitirá que você desenvolva soluções mais assertivas e personalize sua abordagem, criando um diferencial competitivo que te destaca da concorrência.

Tenha organização financeira

Controle seu fluxo de caixa, planeje os custos e saiba onde investir, garantindo a saúde financeira do seu negócio.

Uma boa organização financeira ajuda a evitar dívidas desnecessárias e garante a sustentabilidade do negócio a longo prazo, permitindo que você tome decisões mais estratégicas e seguras.

Esses são pontos-chave para construir uma base sólida para o seu empreendimento.

Exemplos de mulheres empreendedoras para se inspirar

Veja agora, histórias de empreendedoras de sucesso que podem fomentar o crescimento do seu negócio!

Leila Velez e Zica Assis (Instituto Beleza Natural)

Fundadoras do Instituto Beleza Natural, ambas nasceram e cresceram no Rio de Janeiro, trabalharam como babá e faxineira, e se juntaram em busca de desenvolver produtos específicos para tratar os seus cabelos crespos.

Hoje o Instituto é uma rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados com mais de 34 unidades em vários estados do Brasil.

Juliana Mansur (Undertop)

Juliana era dona de uma confecção, onde produzia peças para outras marcas. Insatisfeita, fechou sua confecção e ficou fora do mercado durante 16 anos.

Mas, após notar que havia uma grande demanda de peças femininas, decidiu voltar a empreender. Trabalhando em casa, Juliana desenvolveu 5 modelos de peças femininas e começou seu e-commerce pelo Instagram.

Hoje a Undertop tem loja em um dos shoppings mais sofisticados de São Paulo e fatura R$ 2,1 milhões.

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash, fundadora da marca Mary Kay, iniciou o seu empreendimento após sofrer desigualdade de gênero em sua carreira corporativa.

Ela tinha como intuito criar uma empresa que valorizasse e empoderasse as mulheres, oferecendo a elas oportunidade de crescimento profissional e independência financeira.

E hoje a Mary Kay ultrapassa os US$ 4 bilhões em faturamento global com mais de 3,5 milhões de consultoras de beleza independente em todo o mundo.


O incentivo ao empreendedorismo feminino é mais do que um avanço econômico, é um passo essencial para criar uma sociedade mais justa, inclusiva e equilibrada.

Investir em políticas de apoio e em um ambiente propício ao crescimento das empreendedoras é fundamental para que elas continuem transformando ideias em realizações e inspirando futuras gerações.

Quer se aprofundar mais nesse assunto? Veja o nosso artigo com 12 dicas práticas para ter sucesso ao empreender!

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Marina Benith

Marina Benith

Head de Auto Equity na Avanti Open Banking Aqui compartilho conteúdos que vão facilitar a sua vida financeira e a do seu negócio.

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