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O sonho de ter o próprio negócio é compartilhado pela maioria dos brasileiros. De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2023, o país atingiu a marca de 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores, com 30,1% da população adulta envolvida no mundo dos negócios.
Porém, iniciar um negócio vai muito além de apenas ter uma boa ideia. Segundo dados do SEBRAE, 24% dos novos pequenos negócios fecham as portas em até cinco anos de existência, principalmente por falta de planejamento e conhecimento do mercado.
Neste guia completo, você vai descobrir os passos essenciais para começar a empreender com segurança, identificar as melhores oportunidades de mercado e evitar os erros mais comuns dos novos empreendedores. Continue a leitura e saiba mais!
O que é empreender?
Empreender significa identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
É o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais que envolvem essa iniciativa.
Mais do que abrir uma empresa, empreender envolve a habilidade de gerenciar recursos, tomar decisões estratégicas e adaptar-se às mudanças no mercado.
É um processo dinâmico que requer dedicação, perseverança e capacidade de aprender com os desafios.
Qual é o momento certo para empreender?
Não existe um momento perfeito para empreender, mas é essencial realizar um plano de negócios e planejar previamente suas ações.
Muitas empresas acabam fechando por falta de planejamento, então é fundamental conhecer o mercado, público-alvo, fluxo de caixa, capital de giro e tributação antes de começar.
Antes de iniciar seu negócio, tenha em mente:
- Estudar o mercado e a concorrência;
- Ter conhecimento do ramo de atividade escolhido;
- Pesquisar a localização adequada;
- Conhecer a legislação pertinente;
- Cuidar das finanças e do capital inicial;
- Identificar-se com seu perfil empreendedor;
- Ter um plano de marketing e operacional bem definido.
Qual o melhor ramo para empreender?
Todo setor pode oferecer boas oportunidades para quem está preparado. O importante é acompanhar as tendências de mercado e as mudanças no comportamento do consumidor. Alguns segmentos têm se destacado segundo o Sebrae:
Negócios digitais
O comércio a presença digital já são realidade para a grande maioria das empresas.
Nos próximos anos, essa tendência deverá se fortalecer ainda mais, impulsionada pela crescente popularização de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada.
A tecnologia tem trazido novas possibilidades como serviços por assinatura, delivery, telesserviços (consultas médicas e terapia à distância) e infoprodutos (cursos online e e-books).
Bem-estar e saúde
Os serviços de bem-estar e saúde permanecem como grandes tendências de negócios, atendendo a uma demanda cada vez maior.
O setor mostra particular potencial junto a populações com menor poder de compra, que têm grande potencial para consumir estes serviços.
O alinhamento das tendências de saúde com a sustentabilidade é crescente, influenciando principalmente o setor de alimentação saudável e sustentável.
Sustentabilidade e economia circular
Empresas que priorizam o meio ambiente e a responsabilidade social estão conquistando um espaço cada vez maior e mais visibilidade no mercado.
Segundo dados divulgados pelo portal ESG Insights, 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade.
As empresas que focam em soluções mais responsáveis para a indústria e agricultura deverão ter uma enorme procura, representando um setor em alta ainda pouco explorado.
Como começar a empreender?
Para começar a empreender é necessário tomar a decisão e depois seguir alguns passos importantes que ajudarão no caminho entre a ideia e o sonho até a execução.
O planejamento é a base para não fazer parte das estatísticas de empresas que fecham nos primeiros anos.
1. Defina seu nicho de mercado
Para cada problema existem muitas possibilidades de solução. É importante estabelecer qual o seu nicho, seu campo de atuação e seu público-alvo.
Analise as necessidades do consumidor e entenda o que pode ser uma boa oportunidade, evitando investir apenas em negócios que estão em alta.
2. Coloque a ideia no papel
Torne visual sua ideia através de um plano de negócios detalhado. Isso facilitará enxergar os caminhos, os obstáculos e as soluções possíveis para o problema de forma rentável e com o menor recurso possível.
Cada empreendedor tem sua forma de visualização, seja através de software, lápis e papel, sozinho ou em grupo.
3. Analise o cenário atual
Desenvolva sua ideia vislumbrando todo o cenário. Uma visão holística e generalista é importante para determinar o nível do seu desafio e estabelecer a estratégia que utilizará em seu novo negócio. Estude o mercado, a concorrência e as tendências do setor.
4. Busque parceiros estratégicos
Ninguém faz tudo sozinho. Procure um sócio, um investidor, um mentor ou um amigo.
Você precisa ter por perto pessoas que façam perguntas e respondam perguntas. São elas que ajudarão na confiança necessária para validar as tomadas de decisão.
5. Mantenha-se flexível
Muitas vezes novas oportunidades aparecem durante o processo de estruturação da empresa.
Não fique tão focado na sua ideia inicial a ponto de não perceber outras possibilidades. Esteja sempre atento às mudanças do mercado e não perca a chance de ajustar as rotas.
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Vale a pena empreender no Brasil?
O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. Dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022 mostram que a taxa de empreendedorismo de negócios estabelecidos com mais de 3,5 anos de existência passou de 9,9% em 2021 para 10,4%, mantendo o Brasil na sétima posição quanto à taxa de Empreendedores Estabelecidos.
Atualmente, 67% da população adulta brasileira é composta por empreendedores ativos e potenciais empreendedores. Esse número representa um total de 93 milhões de brasileiros, com 42 milhões já empreendendo e 51 milhões demonstrando potencial em empreender.
A expressiva presença destes potenciais empreendedores posicionou o Brasil como o segundo país com a maior população absoluta de potenciais empreendedores em 2022.
As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental na economia brasileira. Com cerca de 22 milhões de pequenos negócios, elas respondem hoje por cerca de 99% de todas as empresas que existem no país, além de 55% dos empregos com carteira assinada e quase 30% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB).
Empreendedores que começaram do zero
O Brasil tem vários exemplos de empreendedores que começaram com poucos recursos e construíram grandes empresas através de muito trabalho e determinação.
Conheça a história de três deles que provam que é possível realizar sonhos com visão, coragem e competência.
Guilherme Benchimol
Fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol começou sua jornada aos 24 anos após ser demitido de uma corretora.
Em 2001, com apenas 25 metros quadrados e alguns computadores usados, abriu seu primeiro escritório em Porto Alegre. No início, ele e os sócios abriam apenas uma conta por mês.
Para manter a empresa funcionando, Benchimol vendeu seu carro, pediu dinheiro aos amigos e chegou a panfletar nos bairros mais ricos de Porto Alegre. Hoje, a XP atende mais de 3 milhões de clientes e possui mais de R$820 bilhões sob custódia, sendo uma das maiores corretoras do país.
Alexandre Costa
Filho de um tecelão e uma vendedora, Alexandre Costa começou vendendo chocolates por catálogo junto com sua mãe ainda jovem.
Em 1988, aos 17 anos, identificou uma oportunidade ao receber um pedido de 2.000 ovos de chocolate de 50 gramas. Com dinheiro emprestado de um tio, trabalhou 18 horas por dia durante 3 dias para entregar o pedido.
A partir desse primeiro sucesso, fundou a Cacau Show, que hoje conta com aproximadamente 4.000 unidades no país e emprega mais de 16.000 pessoas. Em 2022, Alexandre Costa ocupou o 160º lugar na lista dos brasileiros da Forbes, com uma fortuna avaliada em R$ 2,2 bilhões.
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Bianca Andrade
Nascida na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, Bianca Andrade começou sua trajetória empreendedora muito jovem. Trabalhou como copeira, garçonete e professora de crianças para comprar sua primeira câmera.
Aos 16 anos, após fazer um curso de maquiagem no SENAC, começou a dar dicas sobre produtos populares que se assemelhavam aos de grandes marcas.
O que começou como um blog cresceu e se transformou em um império de beleza. Hoje, Bianca é uma das maiores empresárias do setor de cosméticos do Brasil, com sua marca Boca Rosa Beauty, além de ter diversos outros empreendimentos no ramo da moda e beleza.
Quanto de dinheiro eu preciso para empreender?
Segundo levantamento exclusivo da revista EXAME, para começar um negócio considerando apenas os custos básicos de formalização e identidade visual, um empreendedor precisa ter em média R$ 8.306, podendo variar entre R$ 2.526 e R$ 17.738, dependendo dos fornecedores escolhidos.
Item | Mínimo | Média | Máximo |
Serviços Contábeis | R$ 752 | R$ 1.639 | R$ 2.732 |
Criação de Logotipo | R$ 262 | R$ 2.226 | R$ 6.067 |
Registro de Marca | R$ 753 | R$ 1.313 | R$ 2.173 |
Cartão de Visitas | R$ 127 | R$ 579 | R$ 1.453 |
Website | R$ 631 | R$ 2.548 | R$ 5.313 |
Total | R$ 2.526 | R$ 8.306 | R$ 17.738 |
Mas lembre-se que o estudo não considera vários outros custos necessários para começar um negócio. É possível começar pequeno, mas ainda assim é necessário um investimento inicial e um planejamento financeiro que sustente o negócio nos meses iniciais.
Onde conseguir crédito para empreender?
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O que é preciso para ser empreendedor?
Visão de negócio, capacidade de assumir riscos calculados e resiliência.
Como empreender do zero?
Identificar uma oportunidade, fazer um plano de negócios e começar com recursos mínimos viáveis.
Por que empreender?
Para ter autonomia financeira, realizar sonhos e criar soluções para problemas.
Qual é o perfil de um empreendedor?
Proativo, resiliente, criativo e com boa capacidade de gestão.
Como funciona o empreendorismo?
Identificar oportunidades, desenvolver soluções, estruturar um modelo de negócio e executar um plano estratégico.