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Baby Boomers, Geração X, Y, Z e Alpha. Você provavelmente já viu essas palavras e letras sendo usadas para designar gerações ou quis saber em qual desses grupos se encaixa, não é mesmo?
Mas, afinal, qual é a Geração Y? Por que ela tem esse nome? Qual é o perfil das pessoas dessa geração e suas principais características? Continue a leitura para entender!
O que é Geração Y?
A Geração Y, também conhecida como millennials, é composta pelos indivíduos que nasceram entre 1982 e 1994 e que hoje têm entre 27 e 42 anos. É uma das gerações com maior representatividade no mercado de trabalho e, consequentemente, com poder aquisitivo relevante.
Os millennials vivenciaram a chegada da internet, entre outros avanços tecnológicos. Também viram o crescimento de diversos países, que acabaram se tornando potências mundiais.
Por isso, a Geração Y vislumbrava um futuro de desenvolvimento social e pessoal, especialmente com o que a internet prometia oferecer. Esse contexto acabou influenciando para que esses jovens ficassem conhecidos por sua ambição e por valorizarem a individualidade.
Principais características da Geração Y
Algumas das principais características dos millennials estão relacionadas às maneiras como esses indivíduos consomem e trabalham. Veja abaixo as principais!
Simultaneidade
Têm a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, por conta da facilidade que têm de receber diversos estímulos simultâneos sem perder o rendimento.
Um exemplo comum é o uso de uma segunda tela com várias abas abertas enquanto executam alguma tarefa principal. O Spotify e o YouTube são uma companhia comum dos millennials.
Conectividade constante
A conexão constante influencia diretamente o comportamento, permitindo acesso rápido a informações, mas também gerando dependência tecnológica.
Qualquer millennial hoje tem acesso a diversas fontes de informação, como o Google, X (antigo Twitter) e mais recentemente o TikTok. Mas até que ponto isso ajuda ou atrapalha?
Imediatismo
Com a internet ao alcance de todos, essa geração não tem paciência para processos demorados, preferindo soluções práticas e plataformas intuitivas.
Eles são avessos a qualquer tipo de burocracia, como filas de banco, cartório ou afins, preferindo sempre resolver os problemas e pendências no próprio celular.
Busca ativa por oportunidades
A Geração Y está sempre em busca de crescimento profissional e não pensa duas vezes em mudar de emprego caso identifiquem melhores oportunidades, que estejam alinhadas aos seus valores.
É bem comum que, ao contrário de seus pais, eles troquem de trabalho com mais recorrência — se opondo a antiga premissa de fazer carreira e se aposentar no primeiro emprego.
Realização pessoal
Diferente das outras gerações, que aceitavam muitas vezes qualquer trabalho por estabilidade, a Geração Y valoriza a realização pessoal, dando preferência para carreiras que os motivem e tragam sentido à vida.
Os millennials tem um senso de propósito muito presente, se refletindo também nas decisões profissionais e de consumo.
Como a Geração Y se comporta no trabalho?
Como já vimos, os millennials têm um perfil muito conectado, valorizam empresas que oferecem flexibilidade, como horários híbridos ou remotos e buscam propósitos alinhados aos seus valores pessoais. Essa geração também prefere trabalhos onde se sinta realizada, mesmo que isso signifique mudar de emprego.
A Universia realizou uma pesquisa com 6.097 jovens da Geração Y, que opinaram sobre mercado de trabalho. Na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, o principal ponto levado em conta pelos millennials é:
- a possibilidade de se desenvolver profissionalmente (36%);
- a retribuição econômica (24%);
- a empresa (17%);
- a flexibilidade de horários (8%);
- a localização (7%);
- e o tipo de contrato oferecido (7%).
A dependência tecnológica por um lado facilita a produtividade e agilidade, mas por outro os torna mais ansiosos, principalmente em ambientes que não acompanham a inovação.
No trabalho eles tendem a resistir a hierarquias rígidas e preferem contribuir de forma ativa e criativa. Ao mesmo tempo, valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, buscando benefícios relacionados ao bem-estar e saúde mental.
Essas características tornam os millennials ambiciosos e focados no crescimento, mas também exigentes com o ambiente de trabalho, desafiando empresas a oferecerem condições mais dinâmicas e alinhadas a seus objetivos para atrair e retê-los.
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Principais desafios da Geração Y no mercado de trabalho
A Geração Y enfrenta desafios no mercado de trabalho ligados à alta competitividade, pressão por resultados rápidos e adaptação a ambientes que nem sempre atendem à sua busca por inovação, propósito e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Veja abaixo!
Ansiedade
A conexão constante e o excesso de informações podem ser fontes de ansiedade para essa geração. A busca por excelência e o medo de “ficar para trás” no mercado contribuem para níveis elevados de estresse.
Dificuldade com hierarquia
É comum que o profissional da Geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.
Dependência tecnológica
Com a maior frequência da comunicação pelas redes sociais, há uma perda das linguagens corporal, gestual e oral. Os recursos tecnológicos também reduzem o contato direto entre as pessoas e desenvolvem a “cultura de quarto”.
Como atrair e reter talentos da Geração Y?
Os millennials têm uma visão muito clara do que esperam de seus empregadores e, para conquistá-los, as organizações precisam ir além dos benefícios tradicionais e das promessas de estabilidade. Confira!
1. Flexibilidade
A flexibilidade é fundamental para conquistar a Geração Y. Eles não estão mais dispostos a seguir modelos rígidos de trabalho e valorizam a autonomia para gerenciar seu tempo.
Oferecer opções de trabalho remoto, horários flexíveis e a possibilidade de equilibrar a vida pessoal com a profissional é um grande diferencial para reter esses talentos.
2. Cultura de feedback
É importante que as empresas ofereçam feedback constante e oportunidades de colaboração.
Os millennials valorizam ambientes de trabalho onde a comunicação é aberta e os líderes estão disponíveis para oferecer orientações e reconhecer conquistas.
3. Desenvolvimento profissional
A Geração Y busca aprendizado e maneiras de aprimorar suas habilidades constantemente. As empresas que oferecem oportunidades claras de crescimento, capacitação contínua e mentoria são altamente valorizadas por esses profissionais.
Como vimos, essa geração quer sentir que seu trabalho é valorizado e que suas ideias são ouvidas, criando um senso de pertencimento que vai além do aspecto financeiro.
Os líderes que entenderem o que motiva a Geração Y estarão mais bem posicionados para recrutar, desenvolver e engajar os melhores talentos no mercado de trabalho atual.
Agora que você já entendeu tudo sobre os millennials e seus desafios, confira nosso artigo completo sobre os gen z!