Neste artigo você vai ver
Você já se perguntou por que algumas empresas crescem exponencialmente enquanto outras quebram em pouco tempo?
A resposta envolve múltiplos fatores, mas certamente o planejamento estratégico financeiro é um deles.
No mercado altamente competitivo de hoje, sem uma visão clara e um plano bem estruturado, é quase impossível alcançar as metas de longo prazo e assegurar a saúde financeira de um negócio.
Neste artigo, vamos explicar o que é o planejamento financeiro estratégico, como implementá-lo no seu negócio e ferramentas que podem facilitar esse processo. Continue a leitura e saiba mais!
O que é um planejamento estratégico financeiro?
O planejamento estratégico financeiro é decisivo para a definição de objetivos financeiros a longo prazo para o negócio.
Mas não só isso, esse planejamento também precisa detalhar quais estratégias vão ser implementadas para que esses objetivos sejam alcançados e os indicadores-chave para o monitoramento do progresso.
Então, imagine o planejamento financeiro como se fosse um GPS que orienta as decisões financeiras da sua empresa. É ele que vai orientar os melhores caminhos para chegar ao destino (objetivos financeiros).
Esse processo engloba diversos planos de ação, como a análise de receitas e despesas, a projeção de fluxos de caixa, a avaliação de investimentos, a gestão de riscos, etc.
Ele também é uma parte essencial do planejamento estratégico global da empresa, pois alinha os objetivos financeiros com as metas do negócio.
Importância do planejamento estratégico
O planejamento estratégico financeiro é uma extensão natural do planejamento estratégico geral. Veja seus principais benefícios para o negócio!
1. Sustentabilidade financeira
Ele orienta o planejamento de receitas e despesas para que a empresa mantenha um fluxo de caixa positivo e evite problemas de liquidez.
Com objetivos bem definidos e planejados, a gestão de caixa pode ser utilizada de forma estratégica para alavancar as metas da organização.
2. Gestão eficiente de recursos
Um planejamento sólido garante que os recursos da empresa sejam alocados de forma estratégica.
Isso inclui decisões sobre investimentos, cortes de custos ou investimento em novos projetos.
Em um cenário altamente competitivo, a gestão de recursos pode ser decisiva para a longevidade da empresa.
3. Acesso ao crédito
Investidores e financiadores procuram empresas que tenham uma situação financeira robusta e potencial de crescimento.
Com um planejamento estratégico bem elaborado é possível aumentar a confiança juntos aos investidores e facilitar essa captação de crédito para a expansão da empresa.
4. Segurança para imprevistos
Ao criar diferentes cenários financeiros (otimista, realista e pessimista), a empresa tem mais previsibilidade para enfrentar crises econômicas ou outras situações adversas do mercado.
Esse mapeamento de oportunidades e ameaças previamente é crucial para a capacidade de recuperação de um negócio.
Como fazer um planejamento estratégico financeiro?
Agora que já entendemos a importância, confira um passo a passo para implementá-lo no seu negócio!
1. Comece pelo diagnóstico financeiro
O primeiro passo é mapear detalhadamente a situação financeira da sua empresa.
Para isso, você precisa analisar o fluxo de caixa, balanço patrimonial, dívidas, receitas, despesas e todas as informações financeiras que tenha acesso.
Nessa etapa, ferramentas como a Análise SWOT te ajudam a identificar as potencialidades e lacunas do seu negócio, interna e externamente.
2. Crie metas claras
Defina metas financeiras específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (SMART).
Essas metas precisam estar alinhadas com os objetivos e metas do seu planejamento estratégico principal.
Um bom exemplo pode ser “aumentar o faturamento em 20% nos próximos 12 meses” ou “reduzir os custos operacionais em 15% no próximo semestre”.
O mais importante é comunicar essas metas para todo o time, não somente para a área financeira. Todos os colaboradores precisam entender para onde o negócio está indo.
3. Projete cenários diferentes
Considere cenários pessimistas, realistas e otimistas. Com isso, fica mais fácil estruturar sua empresa para diferentes situações econômicas e de mercado.
Isso não é um gatilho para flexibilizar suas projeções de crescimento, mas uma garantia que o seu negócio é capaz de superar um cenário de adversidade.
4. Não se esqueça dos planos de ação
Sem planos de ação detalhados, seu planejamento não vai ser priorizado.
Para evitar que isso aconteça, você deve criar etapas específicas, atribuir responsáveis para cada plano de ação, definir prazos de entrega e mapear os recursos necessários.
Priorize ações que tenham maior impacto nos objetivos estratégicos e financeiros da empresa.
5. Utilize ferramentas de planejamento financeiro
Planilhas simples, como o Google Sheets e Excel ou ferramentas de software mais completas, são fundamentais para estruturar e monitorar o seu planejamento.
Por meio delas é possível acompanhar os indicadores financeiros de perto, criar relatórios personalizados e ajustar o plano sempre que necessário.
Você também pode gostar destes conteúdos:
👉 5 etapas decisivas para o planejamento financeiro empresarial
👉 Entenda o que é uma análise financeira e como fazer na sua empresa
👉 Entenda a diferença entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica de uma vez por todas
Ferramentas úteis para o planejamento estratégico
Existem algumas ferramentas e métodos que facilitam a implementação de um planejamento estratégico na organização. Confira as principais!
1. Análise SWOT
A Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, no português) fornece uma visão completa das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
No planejamento financeiro, a Análise SWOT é capaz de identificar áreas de melhoria e oportunidades de mercado que podem ser exploradas no negócio.
2. Metodologia SMART
A Metodologia SMART é aplicada para definir metas claras e alcançáveis. As metas SMART são:
- Específicas (Specific);
- Mensuráveis (Measurable);
- Alcançáveis (Achievable);
- Relevantes (Relevant);
- Temporais (Time-bound).
Essa metodologia garante que as metas financeiras sejam realistas e possam ser monitoradas de forma eficaz.
3. OKRs
Os OKRs (Objectives and Key Results) são uma ferramenta para a definição de objetivos claros e mensuráveis.
Esses objetivos devem ser acompanhados por KPIs (indicadores-chave) que vão medir o progresso da empresa e do time.
Essa ferramenta é poderosa para manter a equipe focada nas prioridades estratégicas e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos macros da empresa.
4. Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é aplicado para a melhoria contínua dos processos de uma empresa.
No planejamento financeiro, o ciclo PDCA pode ser usado para planejar ações financeiras, implementá-las, monitorar os resultados e ajustar os planos de ação para garantir que as metas sejam atingidas.
5. Metodologia 5W2H
A Metodologia 5W2H é utilizada para definir com clareza as ações necessárias para alcançar os objetivos financeiros previamente definidos. Ela responde às perguntas:
- What (O que será feito?);
- Why (Por que será feito?);
- Where (Onde será feito?);
- When (Quando será feito?);
- Who (Quem vai fazer?);
- How (Como será feito?);
- How much (Quanto custará?).
As respostas destrinchadas dessas sete perguntas facilitam a estruturação de um plano completo e com planos de ação assertivos.
Como vimos, a implementação de um planejamento estratégico financeiro envolve várias etapas — que podem parecer desafiadoras.
Mas com apoio das ferramentas e metodologias corretas, é possível otimizar esse processo na sua empresa, minimizar os erros e garantir a execução.
Para receber mais dicas estratégicas para a sua jornada empreendedora, siga o meu perfil no Instagram e acompanhe os próximos conteúdos!