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Nenhuma empresa sobrevive sem uma gestão financeira eficiente. Compreender o fluxo de caixa é essencial para crescer e gerar lucros. E o ponto de partida para isso tudo é a receita bruta. A partir dela realizam-se cálculos e análises que dão uma visão ampla da saúde financeira do negócio.
Neste artigo, vamos explicar este conceito, apresentar a fórmula para calculá-lo e como analisá-lo para definir estratégias de vendas e marketing. Continue a leitura e saiba mais!
O que é receita bruta?
A receita bruta é o valor total de vendas de produtos ou prestação de serviços em um intervalo de tempo determinado.
Na análise deste indicador, são deixados de fora os descontos, devoluções e o pagamento de impostos recuperáveis como Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).
Por exemplo, se uma loja de sapatos vendeu 250 pares de calcados a R$ 400,00 durante o mês de agosto, a receita para esse tipo de mercadoria foi de R$ 100.000,00.
Esse indicador funciona como base para diversos cálculos que oferecem um diagnóstico sobre a situação financeira do negócio.
Diferença entre receita bruta e receita líquida
Após subtração das deduções e impostos da receita bruta, o valor que sobra é receita líquida. Essa, no entanto, não é a única distinção entre as duas.
É possível ver claramente a separação dessas duas formas de receitas em um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), um documento que informa se o negócio lucrou ou teve prejuízos, em um intervalo de tempo definido. Tal intervalo pode ser um mês, um trimestre, um semestre ou ano.
Em uma DRE, a receita bruta aparece na primeira linha e abaixo, após as deduções e impostos, a receita líquida. E mais abaixo ainda resultados referentes ao lucro bruto e líquido.
Para finalizar, enquanto a receita bruta está relacionada com o desempenho das vendas, a receita líquida tem relação com os lucros esperado pela empresa.
Para que serve a receita bruta?
A receita bruta é um indicador importante para analisar o resultado de uma empresa e orientar decisões importantes.
A partir dela o gestor tem uma visão sobre o desempenho das vendas de um produto e pode calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio.
Desempenho das vendas
Acompanhar esse indicador ao longo do tempo permite avaliar estratégias de vendas e marketing. Isso também possibilita, em períodos de vendas altas, planejar novas contratações.
Por outro lado, a análise também ajuda a identificar períodos de poucas vendas, crises de mercado, sazonalidades e redução na demanda.
Um exemplo clássico para ilustrar essa sazonalidade é a venda de material escolar. Lojas de departamento aumentam a oferta nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro antes do início do ano letivo, quando a procura é alta.
E papelarias oferecem outros tipos de produtos ou serviços no restante do ano para compensar a redução de vendas fora do período de pico.
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Ponto de equilíbrio
A receita bruta é um dos passos iniciais para calcular o ponto de equilíbrio da empresa. O ponto de equilíbrio é o momento no qual a receita total da empresa alcança o valor das suas despesas.
Se em um mês, o negócio não conseguiu atingir esse ponto, significa que ele teve prejuízos e não terá dinheiro disponível em caixa para arcar com todas as despesas, de modo que vai operar no vermelho.
Para encontrar o ponto de equilíbrio é preciso fazer uma série de cálculos. Sua fórmula principal é:
Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas / margem de contribuição (receita – custos e despesas variáveis)
Ao realizar esses cálculos, o gestor saberá a quantidade mínima de produtos para ser vendidas em um mês de modo a atingir o ponto de equilíbrio.
Como calcular a receita bruta?
Hoje em dia, inúmeros softwares e aplicativos realizam esses cálculos de forma mais rápida e precisa do que os seres humanos. Mas a fórmula para calculá-la é simples:
Receita bruta = Quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados x preço médio de venda
Em seguida, basta calcular a receita de cada mercadoria ou serviço e depois somar tudo para obter a receita total.
Exemplo de cálculo
Vamos apresentar um cálculo de um negócio que presta serviços de dedetização. Entre os serviços prestados está a eliminação de cupins, escorpiões, baratas e limpeza de caixa d’água.
Vamos supor que ele tenha um ticket médio de R$ 200 para acabar com uma infestação de cupins. Realizando 15 serviços desse tipo em um mês, ela obteve a receita de R$ 3.000,00. Somando às receitas das outras atividades, chega-se ao resultado da receita bruta total.
Como analisar a receita bruta?
A partir da receita bruta, o gestor pode notar crescimento ou declínio das vendas de certos produtos, de modo que pode reforçar uma estratégia de vendas que está dando certo ou refazê-la para gerar lucros.
Por meio dela, é possível fazer um exercício de benchmarking, no qual ele poderá analisar a média das receitas brutas do seu segmento.
Fazendo parte de uma cadeia de processos, a receita bruta é um indicador financeiro que permite otimizar a estratégia de vendas, calcular a receita líquida e os lucros e entender o ponto de equilíbrio do negócio.
Agora que já vimos a importância da receita bruta, confira o conteúdo completo que produzimos sobre o ciclo financeiro de uma empresa!