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Você já se perguntou como algumas pessoas como o Jeff Bezos, a Luiza Trajano ou o Guilherme Benchimol conseguem transformar ideias em negócios exponenciais?
Empreender é uma jornada intimidadora, mas com o planejamento certo é possível alcançar grandes resultados.
Abrir um negócio envolve muito mais do que apenas uma boa ideia, requer estudo, planejamento e tomada de risco.
Neste artigo, você vai entender se empreender é a melhor decisão para a sua vida profissional e conhecer 12 dicas práticas para tirar o seu negócio do papel. Continue a leitura e saiba mais!
Empreender é a melhor decisão?
Empreender é uma via de mão dupla de desafios e oportunidades. E é natural que quem está pensando em começar o próprio negócio se questione se essa é realmente a melhor decisão.
A resposta depende de uma série de fatores e pode ser enviesada pelo sucesso de empreendedores que criaram negócios lucrativos ou pelo fracasso daqueles que falharam na tentativa de empreender.
Abrir um negócio oferece uma oportunidade única de alcançar a independência financeira e profissional. Porém, exige muita resiliência, adaptabilidade e dedicação intensa.
Somente com um negócio próprio você terá 100% de autonomia nas suas decisões e capacidade de gerar riqueza de forma escalável.
Mas não se esqueça que essa jornada não é glamourosa e o início vem normalmente acompanhado de instabilidade financeira, trabalho intenso e o peso da responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do negócio.
Considere suas metas pessoais, sua tolerância ao risco e sua capacidade para lidar com cenários incertos. Mas saiba que dificilmente você terá uma decisão com 100% de certeza — empreender sempre envolve risco.
Qual o melhor momento para começar a empreender?
Identificar o momento ideal para empreender é decisivo para não queimar a largada e quebrar no início da jornada.
A resposta para essa pergunta não é simples e varia de pessoa para pessoa. Jeff Bezos começou a Amazon da garagem da sua casa. Guilherme Benchimol iniciou a XP em uma salinha de 20 m² depois de uma demissão.
Não há manual de instrução, porém, existem alguns indicadores que podem te ajudar a decidir se é o momento certo para dar esse passo ou não.
- Avalie sua situação financeira: contar com uma reserva de emergência proporciona mais tolerância para enfrentar os primeiros meses de incerteza;
- Tenha uma oportunidade clara: realizar uma pesquisa de mercado e validar sua tese de negócio aumentam as chances de sucesso;
- Avalie sua expertise: se você ainda não possui conhecimento e habilidades no setor que planeja empreender, invista em certificações, leituras e networking para a fortalecer a preparação;
- Compreenda a sua motivação pessoal: se você sente um forte engajamento pela sua ideia de negócio e está disposto a enfrentar os desafios é um sinal de que é o momento certo para começar;
- Acompanhe as tendências de mercado: em tempos de inovação e crescimento acelerados, surgem oportunidades favoráveis a todo momento. Mas tome cuidado com as bolhas passageiras!
Resumindo, não existe fórmula mágica para empreender. Se você der uma olhada na história de empresários de sucesso, encontrará diferentes variáveis que motivaram suas decisões.
Avaliando cuidadosamente os fatores mencionados acima, seu momento de vida e de carreira e as oportunidades do seu segmento de atuação, você pode fazer uma transição mais segura. Mas sempre envolve risco!
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Se você já decidiu assumir os riscos e desafios e partir em busca das oportunidades de abrir um negócio, confira um passo a passo completo para iniciar essa jornada!
1. Comece pela oportunidade
O primeiro passo para começar um negócio é identificar uma oportunidade de mercado. Para isso, você precisa encontrar necessidades e lacunas.
Pergunte a si: “Que problema eu posso resolver?” ou “Que serviço ou produto posso oferecer de maneira inovadora?”.
Por exemplo, uma startup de tecnologia pode notar a demanda por soluções de automação para transportadoras e desenvolver um aplicativo que simplifique os processos logísticos desse segmento.
2. Faça uma análise completa do mercado
Realizar a análise de mercado é uma etapa obrigatória para entender a viabilidade da sua tese de negócio.
Analise seus concorrentes, as tendências do seu segmento, o momento macroeconômico, os comportamentos do seu público-alvo e o máximo de dados e insights que conseguir acessar.
Relatórios especializados, entrevistas com potenciais clientes e a análise do modelo de negócio dos concorrentes podem te ajudar nesse processo.
Por exemplo, se você planeja abrir uma cafeteria, visite outras cafeterias, converse com os clientes e pesquise as preferências desse público.
3. Identifique o seu público-alvo
Conhecer seu público consumidor é indispensável para criar produtos e serviços que atendam às suas necessidades.
Desenvolva perfis de cliente (personas) e utilize ferramentas como pesquisas e mapas de empatia para entender melhor quem são seus consumidores.
Identificar o seu perfil de cliente ideal garante mais assertividade na estratégia de marketing, aquisição de clientes e na cadência comercial — evitando gasto e testes de público sem direcionamento.
Por exemplo, se você está lançando uma linha de roupas esportivas, defina se seu público-alvo são jovens atletas ou pessoas que praticam exercícios como hobby. Essa é uma boa hipótese para calibrar o seu público.
4. Invista no seu diferencial competitivo
Para se consolidar no mercado, você precisa de um diferencial competitivo. Isso pode ser uma inovação disruptiva no seu produto ou serviço, ou até mesmo um atendimento excepcional ao cliente.
O mais importante nesse momento é investir nos seus diferenciais em relação aos concorrentes. Identifique o que torna sua empresa única e capitalize isso.
Por exemplo, uma loja de roupas pode se diferenciar oferecendo um serviço de personalização das peças e criação de looks exclusivos.
5. Desenhe o modelo de negócio
Escolher o modelo de negócio certo tem impacto direto na sobrevivência da sua empresa. Decida, por exemplo, se você vai operar como uma loja virtual, marketplace, social commerce ou outro modelo.
Cada um tem suas particularidades e demandas específicas. Por exemplo, um e-commerce pode focar em produtos físicos, enquanto um infoprodutor vende cursos e consultorias online.
O mais importante nessa etapa é reconhecer que seu modelo de negócio pode ser ajustado. Em um mercado altamente digitalizado, as empresas precisam corrigir rotas com frequência para se manterem competitivas.
6. Monte um planejamento estratégico
Um planejamento estratégico completo direciona as ações e analisa a viabilidade do seu modelo de negócio.
Inclua informações sobre a empresa, os produtos e serviços, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e o planejamento financeiro.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia deve incluir projeções de vendas, estratégias de aquisição de clientes e um cronograma de desenvolvimento de produtos.
Ferramentas como a Análise SWOT, Matriz de Prioridades, Golden Circle e Canvas Modelo de Negócios são úteis na estruturação de um plano estratégico completo.
7. Estruture o planejamento financeiro
Um planejamento financeiro robusto é a espinha dorsal de qualquer negócio. Calcule o investimento inicial, custos operacionais e o capital de giro necessário para a operação funcionar.
Nessa fase inicial, defina também como você vai financiar o seu negócio, seja por meio de recursos próprios, investidores ou empréstimos.
Você pode buscar investimentos em fundos de venture capital, aceleradoras ou fintechs de crédito.
8. Formalize a sua empresa
Formalizar seu negócio é uma etapa obrigatória para operar legalmente e acessar benefícios como a emissão de notas fiscais e linhas de crédito empresarial.
Para isso, escolha a estrutura jurídica adequada, como MEI, EPP ou LTDA, e registre sua empresa nos órgãos competentes.
Se você vai começar um pequeno comércio, por exemplo, o MEI é uma ótima opção para simplificar a tributação e a burocracia inicial.
9. Construa a sua presença online
A presença online é decisiva para a maioria dos negócios atualmente.
Por isso, desenvolva um site profissional ou landing page, mantenha suas redes sociais ativas com conteúdo de qualidade e utilize estratégias de tráfego pago para atrair e converter seu público.
Por exemplo, uma confeitaria pode usar o Instagram e o TikTok para mostrar seus produtos de forma criativa e alcançar um público maior por meio de anúncios.
10. Busque mentores e networking
Aprender com a experiência de outros empresários é uma forma de antecipar problemas e destravar a tomada de decisões complexas.
Então, busque mentores no mercado e participe de eventos de networking para trocar experiências e obter conselhos estratégicos.
Participe de imersões, conferências e workshops em sua área de atuação para acessar pessoas influentes e aprender com suas histórias de sucesso.
11. Forme um time de alta performance desde o início
Um dos maiores ativos de qualquer empresa é sua equipe. Formar um time de alta performance é uma das principais alavancas para o sucesso do seu negócio.
Por isso, contrate desde o início pessoas que compartilhem sua visão e que tragam habilidades complementares para a equipe.
Invista também em treinamento e desenvolvimento e crie uma cultura forte que transmita a visão e os valores no dia a dia da empresa.
12. Invista em tecnologia
Invista em softwares de gestão, ferramentas de automação e plataformas de análise de dados para tomar decisões baseadas em dados.
Além disso, mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas em seu setor para garantir que sua empresa esteja sempre à frente.
Por exemplo, um e-commerce precisa usar ferramentas de CRM para gerenciar relacionamentos com clientes e sistemas de análise de dados para monitorar o desempenho das vendas.
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Como conseguir dinheiro para empreender?
Como vimos, capitalizar o negócio nessa fase inicial é um desafio para muitos empreendedores. Com as restrições do mercado de crédito para novos CNPJ, conseguir capital de giro nos grandes bancos é desgastante e desafiador.
Uma alternativa viável e cada vez mais popular é o Empréstimo com Garantia de Imóvel, também conhecido como home equity. Confira seus principais benefícios:
- Taxas de juros baixas: como a garantia de imóvel reduz o risco para a instituição financeira que fornece o crédito, nessa modalidade você encontra taxas a partir de 0,99% ao mês;
- Prazos mais longos: os prazos de pagamento podem ser de até 240 meses, reduzindo o impacto das parcelas no fluxo de caixa da empresa;
- Mais crédito: com o home equity você consegue até 60% do valor do imóvel em crédito. Por exemplo, com um imóvel de R$ 800 mil você pode conseguir até R$ 480 mil em crédito;
- Liberdade para usar o capital: nessa modalidade de empréstimo, você pode aplicar o valor como preferir: fortalecer o fluxo de caixa, investir em equipamentos, ampliar o time etc.
Com o Empréstimo Com Garantia de Imóvel da Avanti Open Banking você consegue as melhores taxas do mercado e ainda tem um atendimento personalizado para não se preocupar com as burocracias do processo. Simule agora e fale com nossos especialistas!
Empreender é uma jornada repleta de desafios e oportunidades. Para alcançar sucesso é essencial seguir um planejamento cuidadoso e utilizar as ferramentas certas.
Desde a identificação de oportunidades de negócio até a obtenção de crédito, cada etapa exige resiliência e estratégia.
Agora que você já conheceu os caminhos para começar a empreender, confira o conteúdo completo que preparamos sobre planejamento estratégico!