Blog da Avanti Open Banking
Nenhum resultado
Ver tudo
Conheça a Avanti
  • Home
  • Para você
  • Para o seu negócio
  • Como empreender
  • Especialistas
    • Fernando Januário
    • William Katao
    • Marina Benith
    • Vanderlei Seleguini
Simular crédito
  • Home
  • Para você
  • Para o seu negócio
  • Como empreender
  • Especialistas
    • Fernando Januário
    • William Katao
    • Marina Benith
    • Vanderlei Seleguini
Nenhum resultado
Ver tudo
Simular crédito
Nenhum resultado
Ver tudo

Home » Para você » 6 dicas estratégicas para separar as finanças pessoais da empresa

6 dicas estratégicas para separar as finanças pessoais da empresa

Separar as finanças pessoais das finanças da empresa é o primeiro passo para escalar um negócio. Essa separação otimiza o controle financeiro, facilita o planejamento e reduz problemas fiscais. Saiba mais!

Marina Benith por Marina Benith
8 de novembro de 2024
Tempo de leitura: 6 min.
Gráficos e anotações em cima de uma mesa. Há também uma caneta e um notebook.

Neste artigo você vai ver

  • Por que separar as finanças pessoais das finanças empresariais?
  • Como separar as finanças pessoais da empresa? 7 dicas práticas
  • Vantagens de abrir uma Conta PJ

Você já se perguntou por que é tão importante separar as finanças pessoais das contas da empresa?

Acredite, essa é uma das primeiras premissas que todo empreendedor deve aprender a praticar no início do seu negócio.

Confundir as contas pessoais com as empresariais é um erro comum, mas que pode ser decisivo para a sobrevivência de uma empresa.

Neste conteúdo, vamos entender a importância de separar as finanças pessoais das empresariais e como implementá-la Continue a leitura e saiba mais!

Por que separar as finanças pessoais das finanças empresariais?

Segundo um estudo do Sebrae, empresas que não realizam uma gestão financeira eficaz, incluindo a separação de finanças pessoais e empresariais, têm maior probabilidade de fechar. Confira os benefícios de separar as finanças!

Otimização do controle financeiro

Além de facilitar a gestão financeira do negócio de maneira geral, essa separação também garante um controle mais eficaz dos seus recursos pessoais.

Dessa forma, é possível saber quanto há disponível para o uso de forma clara, tanto no caixa da empresa quanto na conta pessoal.

Separar as finanças permite, por exemplo, identificar mais facilmente as despesas desnecessárias e aumentar a eficiência do uso dos recursos.

Planejamento mais assertivo

Separando as contas pessoais das contas da empresa, fica mais fácil estruturar um planejamento estratégico condizente com a situação financeira do negócio.

É uma ação de baixo esforço, mas que já facilita bastante a visualização do quanto a companhia arrecadou e quanto pode ser destinado para investimentos e outros fins.

O estudo do Sebrae apontou, inclusive, que negócios que realizaram planejamentos mais estruturados tiveram uma taxa de sobrevivência maior.

Redução de riscos

Quando não há diferença entre as contas pessoais e do negócio, a tendência é de que o empresário tenha dificuldades em identificar a origem dos recebimentos e das despesas.

Dessa forma, não há como fazer uma projeção correta nem avaliar os riscos financeiros aos quais a empresa está exposta.

A separação das finanças, por outro lado, possibilita uma análise financeira mais precisa e assertiva, contribuindo para a saúde financeira da empresa.

Evita problemas fiscais

Um dos maiores riscos de não separar as finanças pessoais das empresariais é enfrentar problemas com a Receita Federal.

Não separar os recursos pode gerar complicações na hora de declarar impostos, aumentando a possibilidade de erros e penalidades.

Empresas que mantêm essa separação clara conseguem possuem uma contabilidade organizada, reduzindo os riscos de complicações fiscais.

Como separar as finanças pessoais da empresa? 7 dicas práticas

Como vimos, a separação das finanças pessoais das finanças do negócio é uma etapa obrigatória para qualquer empresário que tem o objetivo de escalar o seu negócio.

Veja agora 6 dicas práticas para separar as finanças de uma vez por todas!

1. Registre todas as movimentações

Mantenha sempre um controle rigoroso das entradas e saídas.

Para isso, registre todas as transações da empresa, desde pequenas despesas até grandes investimentos.

Além de facilitar a separação das finanças também garante uma visão clara e confiável da situação financeira do negócio.

Planilhas no Excel ou Google Sheets e softwares de gestão financeira podem facilitar esse controle.

2. Crie uma Conta PJ

Você precisa abrir uma conta bancária específica para o seu negócio quanto antes. Esse deve ser o ponto de partida para que você não confunda mais as movimentações.

Além do benefício da organização, muitos bancos oferecem condições especiais e isenção de taxas para a abertura de contas para pessoas jurídicas (PJ).

O objetivo, então, é sempre manter as duas contas separadas: uma somente para os seus gastos pessoais e outra exclusiva para a empresa.

Então, todos as entradas e saídas do negócio devem ser realizadas por meio da conta empresarial. Afinal, não adianta criar uma conta PJ e continuar fazendo as movimentações da empresa na conta pessoal.

3. Tenha um cartão exclusivo para a empresa

Após separar as contas bancárias, solicite um cartão de crédito exclusivo para a empresa e utilize-o apenas para despesas relacionadas à operação.

Com o novo cartão em mãos, não utilize mais o seu cartão de crédito pessoal para despesas empresariais.

Lembre-se também de registrar detalhadamente cada gasto realizado com o cartão corporativo para manter um controle preciso do caixa empresa.

4. Estabeleça um pró-labore

O pró-labore funciona com um salário para o empresário e seus sócios.

Definir um valor fixo para o pró-labore evita retiradas não planejadas do caixa da empresa para cobrir despesas pessoais.

Para calculá-lo, utilize como base o menor faturamento da companhia ou a sua meta de receita. Subtraia desse valor as despesas e um percentual para o fundo de reserva.

Assim, você vai encontrar um valor adequado para o pró-labore. O objetivo é que haja remuneração justa para os sócios sem descapitalizar o caixa da empresa ou deixar de investir no negócio.

5. Separe também as reservas de emergência

Já que as contas bancárias vão ser separadas, aproveite também para separar as reservas — ou criá-las, caso ainda não tenha.

Para a empresa, reserve pelo menos 10% do seu faturamento para cobrir possíveis imprevistos.

Já para as finanças pessoais, levante um valor equivalente a pelo menos seis meses do seu pró-labore.

Isso garante que você vai estar preparado para enfrentar situações adversas sem precisar comprometer as finanças do negócio para cobrir as despesas pessoais ou vice-versa.

6. Diversifique seus investimentos

Após consolidar suas reservas, considere também fazer investimentos separados para o crescimento do negócio e para o patrimônio pessoal.

Na empresa, invista em ativos que melhorem a eficiência e a capacidade produtiva, como novos equipamentos ou treinamentos para a equipe.

Já no planejamento pessoal, considere opções de investimentos que proporcionem segurança e retorno, como ações na bolsa, títulos públicos, fundos imobiliários, etc.

O mais importante é entender que os investimentos pessoa física e os investimentos no empreendimento possuem fins diferentes.

No negócio você deve reinvestir parte dos seus lucros para escalar a operação e o faturamento. Já na pessoa física é possível diversificar mais os aportes, focando nos seus objetivos financeiros pessoais.

Você também pode gostar destes conteúdos:

👉 Entenda a diferença entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica de uma vez por todas

👉 Planejamento estratégico financeiro: 5 passos para não errar

👉 Entenda o que é uma análise financeira e como fazer na sua empresa

Vantagens de abrir uma Conta PJ

Abrir uma conta empresarial é o primeiro passo para separar de vez as suas finanças pessoais da empresa. Confira os principais benefícios!

Otimiza a gestão financeira

Ter uma conta PJ dedicada exclusivamente às transações do negócio facilita muito o controle financeiro.

Todas as receitas e despesas empresariais são registradas em um único lugar, permitindo uma visualização clara e precisa do fluxo de caixa da empresa.

Isso evita também a confusão que sempre surge ao juntar despesas pessoais e empresariais, garantindo uma gestão mais organizada e eficiente.

Mais credibilidade para a empresa

Fornecedores, clientes e parceiros comerciais veem a utilização de uma conta empresarial como um sinal de profissionalismo e crescimento.

Além disso, a conta PJ facilita as transações comerciais e o recebimento de pagamentos. É comum que fornecedores e clientes prefiram lidar com empresas que possuem contas bancárias empresariais.

Simplifica a contabilidade

A separação simplifica a contabilidade e o cumprimento das obrigações fiscais.

Com uma conta PJ, é mais fácil organizar os registros financeiros, emitir relatórios e preparar a documentação necessária para a declaração de impostos, como o Imposto de Renda.

Isso reduz o risco de erros e problemas, garantindo que a empresa esteja conforme às exigências legais.

Facilita o acesso ao crédito

Bancos e instituições financeiras normalmente exigem que empresas possuam uma conta PJ para a concessão de crédito e financiamentos.

Ter uma conta empresarial é um indicativo de que você mantém suas finanças organizadas e separadas, aumentando a confiança dos credores em conceder empréstimos e linhas de crédito.

Benefícios exclusivos

Muitas instituições financeiras oferecem serviços e benefícios exclusivos para contas PJ.

Isso pode incluir taxas de juros mais baixas, pacotes de serviços bancários personalizados, acesso a consultoria financeira e outras vantagens que não estão disponíveis para contas pessoais.

Esses benefícios podem ajudar, inclusive, a reduzir custos e melhorar a gestão financeira da empresa.


Se você ainda não separou as suas contas bancárias, comece hoje mesmo! Abra uma conta PJ para o seu negócio e implemente as práticas que discutimos ao longo do artigo.

Essa separação vai facilitar a organização financeira da sua empresa e melhorar sua tomada de decisões a frente do negócio.

Só a Conta PJ do C6 Bank é sem tarifas e ainda conta com um atendimento humanizado. Fale com um especialista e abra a sua conta ainda hoje!

Compartilhar artigo!
Marina Benith

Marina Benith

Head de Auto Equity na Avanti Open Banking Aqui compartilho conteúdos que vão facilitar a sua vida financeira e a do seu negócio.

Posts relacionados

Mulher madura sorrindo em uma área residencial iluminada, representando proprietária de imóvel interessada em entender como consultar a matrícula de um imóvel de forma segura e prática.
Para você

Guia completo: como consultar a matrícula de um imóvel?

14 de maio de 2025
Homem sorridente em ambiente corporativo moderno e claro, transmitindo confiança e profissionalismo, representando a ideia de que Open Finance é seguro para empresas e consumidores.
Para você

Como funciona o Open Finance e quais suas vantagens

12 de maio de 2025
Equipe da Avanti Open Banking reunida em comemoração, segurando troféus e placas com a palavra 'Milhão', simbolizando conquistas e metas atingidas.
Para você

Descubra o diferencial do empréstimo na Avanti Open Banking

25 de abril de 2025

Artigos em destaque

Imagem de uma mesa de trabalho com um laptop, notas de dólares, smartphone e gráficos financeiros impressos.

O que é lucro líquido e como analisar esse resultado da empresa

28 de novembro de 2024
Mulher trabalhando de casa com laptop, papéis e falando ao telefone, representando o empreendedorismo por necessidade no contexto do home office.

O que é o empreendedorismo por necessidade?

20 de janeiro de 2025
Mulher de cabelos grisalhos usando óculos, sorrindo enquanto trabalha em um notebook em um ambiente moderno e iluminado, simbolizando a busca por um empréstimo com garantia de imóve.

Como usar um imóvel para conseguir empréstimo: guia completo

25 de abril de 2025
Homem maduro de camisa social branca conversa ao telefone em uma sacada com vista para prédios modernos. Representa planejamento financeiro, negociação e estratégias de crédito, como home equity e empréstimos sem garantia.

Home equity x empréstimo sem garantia: entenda as diferenças e qual vale mais a pena

31 de janeiro de 2025

Mais lidos

  • Três empresárias durante uma reunião de negócios.

    Histórias de empreendedores de sucesso: aprenda como crescer o seu negócio

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 50 mensagens motivadoras para engajar o time

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Planejamento estratégico, tático e operacional: Diferença na prática!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Regime de Caixa: o que é e como funciona

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Visão sistêmica: entenda o que é, seus benefícios e como desenvolvê-la

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Empréstimos

  • Empréstimo com garantia
  • Empréstimo PJ sem garantia
  • Empréstimo com garantia
  • Empréstimo PJ sem garantia

Sobre a Avanti

  • Nossa cultura
  • Missão, visão e valores
  • Nosso time
  • Nossa cultura
  • Missão, visão e valores
  • Nosso time

Fale conosco

  • (19) 3648-8460
  • contato@avantiopenbanking.com.br
  • Av Nossa Senhora de Fátima 240, 2° andar , Sala 23, Americana – SP
Política de privacidade / Termos de uso

©2024 Avanti Open Banking. Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver tudo
  • Home
  • Para você
  • Para o seu negócio
  • Como empreender
  • Especialistas
    • Fernando Januário
    • William Katao
    • Marina Benith
    • Vanderlei Seleguini

©2024 Avanti Open Banking. Todos os direitos reservados.

Usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, recomendar conteúdo e aumentar sua segurança de acordo com a nossa Política de Privacidade.Continuar